O princípio das Dakinis

As Dakinis são deidades femininas e seus equivalentes masculinos são conhecidos como Dakas. Há dois tipos de dakinis, as dakinis de sabedoria e as dakinis mundanas. As dakinis mundanas ainda não se livraram completamente das ciladas armadas pelo ciclo de existência, portanto podem ser encontradas no reino humano e nos reinos celestiais. Elas podem tomar uma forma muito bela ou surgir com uma aparência demoníaca.
Uma praticante que atingiu algumas realizações mas ainda não se libertou completamente do samsara também pode ser considerada uma dakini mundana. Já as Dakinis de Sabedoria são iluminadas, como Vajra Yogini, Tara e Samantabhadri. Elas também são retratadas como consortes femininas de Buddhas e Bodhisattvas masculinos.
Dakini é uma das fontes de refúgio. Além de tomar refúgio nas Três Jóias (Buda, Dharma e Sangha), nós tomamos também refúgio nas Três Raízes (Guru, Yidam e Dakini): Guru como a raiz das bênçãos porque ele ou ela nos guiará até a iluminação; Yidam como a raiz de realização porque pelo meio hábil de se praticar em um Yidam ou deidade de proteção, nós conseguimos perceber a natureza ou a própria mente da deidade. E finalmente a Dakini como a raiz de todas as atividades iluminadas, representando a sabedoria primordial.
A Dakini está associada à vacuidade, assim ela tem habilidade para aflorar aspectos ilimitados das atividades iluminadas que podem ser agrupados em quatro: pacificadora, enriquecedora, magnetizadora e destruidora. As Dakinis portanto encarnam a união da vacuidade com a sabedoria. Não existe nada além disto.

Muitas pessoas associam os princípios de Dakini com beleza física ou atrações físicas de uma mulher, porém este não é o último significado. Uma Dakini tem a habilidade para se mover pelo espaço livremente, um espaço que está além dos pensamentos e além das fabricações. Este é o estado de consciência que está sob controle, estável e ainda assim livre. Todos têm habilidade suficiente e potencial para perceber o princípios de Sabedora da Dakini ou esta natureza dentro da si mesmos.

2 comentários:

Blog de alma disse...

La parte femenina. La energía de la creación y aquello que la trasciende

Lilla disse...

OLa,

pode parecer estranho mas eu, numa festa de Reveillon fui abordada por uma mulher (budista) que me disse ser igual uma Dakini. Ela até me disse estar desconfiada que eu não era real, mas uma Dakini. Disse ainda que eu tinha uma missão naquela festa, de apaziguar os animos de um "exu" que ela disse estar por lá. Não sou budista e não conheõ muita da religião, mas achei tudo aquilo muito interessante, me marcou. Gostaria de saber mais informações sobre a Dakini e ver uma ilustração dela. Tem como vc me ajudar?
Obrigada!